segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Característica do Exame de Urina.



O exame de urina, também conhecido como EAS (elementos anormais do sedimento), ou ainda “urina tipo I”, é bastante simples e não requer nenhum método complicado para coleta. Neste exame, são avaliados diversos fatores, dentre eles, a quantidade deleucócitos e hemácias.

A coleta

Primeiramente, deve-se coletar a urina em um recipiente plástico, que pode ser encontrado na maioria das farmácias, ou disponibilizado pelo laboratório, o popular “fazer xixi no potinho”. Segundo orientações médicas, deve-se desprezar o primeiro jato da urina.Recipiente contendo amostra de urinaMédicos e especialistas recomendam que seja a primeira do dia, se possível, no próprio laboratório, uma vez que após duas horas, o resultado pode ser comprometido, especialmente se não for conservada sob refrigeração.

O exame

Fividido em duas partes, o exame deve ser feito, primeiramente, por reações químicas e depois por observação de gotas pelo microscópio.
Na primeira parte, algumas fitas, as “dipsticks” são mergulhadas na amostra. Cada uma dessas fitas possui diversos quadradinhos com elementos químicos que reagem com a urina. Após um minuto de imersão na amostra, a fita é comparada à uma tabela de referência.Comparando a dipdtick de um exame com as informações da embalagem
A segunda parte verifica por meio da observação, se existem cristais ou outras substâncias na urina.
Leucócito em meio às hemácias

Hemoglobina e leucócitos

Quando há infecção urinária podem aparecer esses dois elementos nos exames. A presença de leucócitos, ou glóbulos brancos (popularmente conhecido como pus) evidencia a infecção propriamente dita, já que essas células são responsáveis pela defesa do organismo.
Já a presença de hemácias, ou glóbulos vermelhos, evidencia que há sangue na urina. Comumente há ausência dessas células na urina, mas caso sejam encontradas, a concentração mais comum é de 3 a 5 hemácias por campo, ou menos que 10.000 células por ml.
Portanto, o exame de urina é simples, mas precisa ser feito de forma cuidadosa para que não haja erros nos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário